sábado, 19 de março de 2011

Dalembert


Jean le Rond d'Alembert (Paris16 de novembro de 1717 — Paris, 29 de outubro de 1783) foi um filósofomatemático e físicofrancês, que participou na edição da Encyclopédie, a primeira enciclopédia publicada na Europa.
Filho ilegítimo do Louis-Camus Destouches (oficial de artilharia e cavaleiro da Ordem de São Luís), filho legítimo da marquesa Claudine Guérin de Tencinescritora).
D'Alembert foi abandonado por sua mãe nos degraus da pequena capela de Saint Jean le Rond, próxima à Notre-Dame de Paris. Depois de ser colocado na igreja e ido para o orfanato, foi adotado pela mulher de um vidraceiro pobre, Madame, que cuidou da criança como se fosse dela. E o deu o nome do local onde foi encontrado, o qual representa um santo a que a mãe adotiva era devota.
A verdadeira mãe sabia onde ele se encontrava e quando apresentou sinais de ser um gênio quis ficar com ele. "Você é apenas a minha madrasta", disse-lhe o rapaz, "a mulher do vidraceiro é a minha verdadeira mãe". E com isto abandonou-a como ela o havia abandonado.
O Cavaleiro Destouches foi obrigado por lei a pagar pela educação de seu filho bastardo. D'Alembert estudou Teologia no Collège des Quatre Nations e formou-se em Direito (1735-1738), mas só depois descobriu a sua vocação para a Matemática e Física. Tendo se tornado famoso, d'Alembert sempre teve orgulho de declarar que o vidraceiro e sua mulher eram seus pais e cuidou para que nada lhes faltasse (eles preferiram continuar vivendo em sua modesta casa). Mais tarde, a celebridade conseguida graças ao seu trabalho sobre o Cálculo Integral permitiu-o entrar no colégio das ciências em 1741, com 24 anos de idade. Dois anos mais tarde, publicou o Tratado da Dinâmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário